O que estudar para o Enem ?
No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e
também em outros vestibulares, temos alguns
temas que são cobrados com muito mais frequência, enquanto outros podem
consumir muito tempo de estudo, mas nunca aparecem na prova. Para ajudar você a
fazer seu estudo render, e direcioná-lo naquilo que for mais importante, o
Alerta Vestibular reuniu todas as habilidades cobradas no
Enem, a fim de ajuda-lo nos estudos.
Competências e habilidades – Ciências
Humanas
Competência de área 1 – Compreender os elementos culturais que
constituem as identidades
Competência de área 2 – Compreender as transformações dos espaços
geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de
poder.
Competência de área 3 – Compreender a produção e o papel
histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as
aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.
Competência de área 4 – Entender as transformações técnicas e
tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento
do conhecimento e na vida social.
Competência de área 5 – Utilizar os conhecimentos históricos
para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia,
favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
Competência de área 6 – Compreender a sociedade e a natureza,
reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos
e geográficos.
Competências e habilidades – Ciências da
Natureza
Competência de área 1 – Compreender as ciências naturais e as
tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus
papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da
humanidade.
Competência de área 2 – Identificar a presença e aplicar as
tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos.
Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em
degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a
instrumentos ou ações científico-tecnológicos.
Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos e
ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando
conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.
Competência de área 5 – Entender métodos e procedimentos próprios
das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos.
Competência de área 6 – Apropriar-se de conhecimentos da física
para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções
científico-tecnológicas.
Competência de área 7 – Apropriar-se de conhecimentos da química
para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções
científico-tecnológicas.
Competência de área 8 – Apropriar-se de conhecimentos da
biologia para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar
intervenções científico-tecnológicas.
Competências e habilidades – Linguagens e
Códigos
Competência de área 1 – Aplicar as tecnologias da comunicação
e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para
sua vida.
Competência de área 2 – Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s)
moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e
grupos sociais.
Competência de área 3 – Compreender e usar a linguagem corporal
como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da
identidade.
Competência de área 4 – Compreender a arte como saber cultural e
estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da
própria identidade.
Competência de área 5 – Analisar, interpretar e aplicar recursos
expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a
natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as
condições de produção e recepção.
Competência de área 6 – Compreender e usar os sistemas simbólicos
das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela
constituição de significados, expressão, comunicação e informação.
Competência de área 7 – Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
Competência de área 7 – Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
Competência de área 8 – Compreender e usar a língua portuguesa como
língua materna, geradora de significação e integradora da organização do
mundo e da própria identidade.
Competência de área 9 – Entender os princípios, a natureza, a
função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua
vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-o
aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às
demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas que se
propõem solucionar.
Competências e habilidades – Matemática
Competência de área 1 – Construir significados para os números
naturais, inteiros, racionais e reais.
Competência de área 2 – Utilizar o conhecimento geométrico para
realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela.
Competência de área 3 – Construir noções de grandezas e medidas
para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
Competência de área 4 – Construir noções de variação de grandezas
para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
Competência de área 5 – Modelar e resolver problemas que envolvem
variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações
algébricas.
Competência de área 6 – Interpretar informações de natureza
científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando
previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.
Competência de área 7 – Compreender o caráter aleatório e não
determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos
adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade
para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição
estatística.
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