Matriz e determinante

Matriz e determinante


Para representar matrizes, utiliza-se uma tabela. Chamamos de matriz toda tabela em que números estão dispostos em linhas (i) e colunas (j).


Operações com matrizes.


ADIÇÃO: observe o exercício:
Determine a matriz C, resultado da soma das matrizes A e B.

No caso, A + B = C, isso significa que todos os números da matriz C, são resultado da soma de cada termo das matrizes A com B. A matriz A possui duas linhas e três colunas, assim como a B, e a matriz resultado C, também deverá ter duas linhas e três colunas, logo a resposta será:


MULTIPLICAÇÃO: Para realizar a multiplicação de duas matrizes A e B, é necessário que o número de colunas da matriz A seja igual ao numero de linhas da matriz B. 

Por exemplo: Am x n e Bn x p = Cm x p.

Observe o exercício:
Qual é o resultado do produto abaixo?

Para realizar o produto, primeiro observamos as linhas e colunas de cada matriz, e neste caso, podemos ver que na primeira matriz há 2 colunas e na segunda matriz 2 linhas, então é possível fazer a multiplicação.
O próximo passo é multiplicar os termos da primeira LINHA da primeira matriz com os termos da primeira COLUNA da segunda matriz. Depois usando esta mesma linha, multiplica-la com a SEGUNDA COLUNA da segunda matriz, e repetir o procedimento com a segunda LINHA da primeira matriz. Assim teremos:


Determinante

Só é possível calcular o determinante de matrizes quadradas, ou seja, que possuem mesmo número de linhas e de colunas.

Para calcularmos o determinante da matriz devemos saber oque é diagonal principal e secundária. Observe o exemplo de uma matriz 2x2:

Devemos então multiplicar normalmente os termos da diagonal principal da matriz. Já os termos da diagonal secundária, devemos trocar os sinais depois da multiplicação.

Já em matrizes 3x3, 4x4 ou 5x5 é mais ou menos igual: Para calcularmos o determinante de matrizes com 3 colunas e 3 linhas por exemplo, siga os passos:
1-     Faça o espelhamento da primeira e segunda coluna na frente da matriz, ou seja, copie todos os termos da primeira e segunda coluna.
2-     Realize a multiplicação de cada diagonal principal e secundaria formada depois do passo 1, lembrando que no caso da diagonal secundaria devemos trocar o sinal de cada produto feito.
3-     Efetue a soma de todos os resultados e aí esta seu determinante.




Agradecemos pela visita, e bons estudos!
Previous
Next Post »