História Enem


Matérias de Historias que mais caem no Enem

1. Brasil República  (21%)
2. Idade Moderna  (19%)
4. Brasil Império  (13%)
5. Historiografia  (13%)

Exercicios com Gabarito

1) (ENEM-1998) A figura de Getúlio Vargas, como pers nagem histórica, é bastante polêmica, devido à complexid de e à magnitude de suas ações como presidente do Br durante um longo período de quinze anos (1930 ram anos de grandes e importantes mudanças para o mundo. Pode-se perceber o destaque dado a Get Vargas pelo simples fato de este período ser conhecido no Brasil como a "Era Vargas". Entretanto, Vargas não é visto de forma favorável por todos. Se muitos o consideram como um fervo cionalista, um progressista ativo e o "Pai dos Pobres", exi tem outros tantos que o definem como ditador oportunista, um intervencionista e amigo das elites. Considerando as colocações acima, responda à questão seguinte.assinalando a alternativa correia: Provavelmente você percebeu que as duas opiniões sobre Vargas são opostas, defendendo valores praticamente antagônicos. As diferentes interpretações do papel de uma personalidade histórica podem ser explicadas, conforme uma das opções abaixo. Assinale-a.
(A) Um dos grupos está totalmente errado, uma vez que a permanência no poder depende de idéias coerentes e de uma política contínua.
(B) O grupo que acusa Vargas de ser ditador está totalme te errado. Ele nunca teve uma orientação ideológica favorável aos regimes politicamente fechados e só t mou medidas duras forçado pelas circunstâncias.
(C) Os dois grupos estão certos. Cada um mostra Vargas da forma que serve melhor aos seus interesses, pois ele foi um governante apático e fraco - um verdadeiro onete nas mãos das elites da época.
(D) O grupo que defende Vargas como um autêntico naci nalista está totalmente enganado. Poucas medidas nacionalizantes foram tomadas para iludir os brasile ros,devido à política populista do varguismo.e ele fazia tudo para agradar aos grupos estrangeiros.
(E) Os dois grupos estão errados, por assumirem caract rísticas parciais e, às vezes conjunturais, como sendo posturas definitivas e absolutas.

2) (ENEM-1999) Leia um texto publicado no jornal Gazeta Mercantil. Esse texto é parte de um artigo que analisa algumas situações de crise no mundo, entre elas, a quebra da Bolsa de Nova Iorque em 1929, e foi publicado na época de uma iminente crise financeira no Brasil. Deu no que deu. No dia 29 de outubro de 1929, uma terça-feira, praticamente não havia compradores no pregão de Nova Iorque, só vendedores. Seguiu-se uma crise incomparável:o Produto Interno Bruto dos Estados Unidos caiu de 104 bilhões de dólares em 1929, para 56 bilhões em 1933, coisa inimaginável em nossos dias. O valor do dólar caiu a quase metade. O desemprego elevou-se de 1,5 milhão para 12,5 milhões de trabalhadores - cerca de 25% da população ativa -entre 1929 e ? 933. A construção civil caiu 90%. Nove milhões de aplicações, tipo caderneta de poupança, perderam-se com o fechamento dos bancos. Oitenta e cinco mil firmas faliram. Houve saques e norte-americanos que passaram fome. (Gazeta Mercantil, 05/01/1999) Ao citar dados referentes à crise ocorrida em 1929, em um artigo jornalístico atual, pode-se atribuir ao jornalista a seguinte intenção:
(A) questionar a interpretação da crise.
(B) comunicar sobre o desemprego.
(C) instruir o leitor sobre aplicações em bolsa de valores.
(D) relacionar os fatos passados e presentes.
(E) analisar dados financeiros americanos.

3) (ENEM-1999) Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética, não foram um período homogêneo único na história do mundo. (...) dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste perí- odo foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da URSS. (HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos. São Paulo: Cia das Letras, 1996) O período citado no texto e conhecido por "Guerra Fria" pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:
(A) corrida armamentista entre as potências imperialistas européias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.
(B) domínio dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do Norte.
(C) choque ideológico entre a Alemanha Nazista / União Soviética Stalinista, durante os anos 30.
(D) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão.
(E) constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial.

4) (ENEM-2008) Na América do Sul, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) lutam, há décadas, para impor um regime de inspiração marxista no país. Hoje, são acusadas de envolvimento com o narcotráfico, o qual supostamente financia suas ações, que incluem ataques diversos, assassinatos e seqüestros. Na Ásia, a Al Qaeda, criada por Osama bin Laden, defende o fundamentalismo islâmico e vê nos Estados Unidos da América (EUA) e em Israel inimigos poderosos, os quais deve combater sem trégua. A mais conhecida de suas ações terroristas ocorreu em 2001, quando foram atingidos o Pentágono e as torres do World Trade Center. A partir das informações acima, conclui-se que
(A) as ações guerrilheiras e terroristas no mundo contemporâneo usam métodos idênticos para alcançar os mesmos propósitos.
(B) o apoio internacional recebido pelas Farc decorre do desconhecimento, pela maioria das nações, das práticas violentas dessa organização.
(C) os EUA, mesmo sendo a maior potência do planeta, foram surpreendidos com ataques terroristas que atingiram alvos de grande importância simbólica.
(D) as organizações mencionadas identificam-se quanto aos princípios religiosos que defendem.
(E) tanto as Farc quanto a Al Qaeda restringem sua atua- ção à área geográfica em que se localizam, respectivamente, América do Sul e Ásia









Gabarito
1) E)
2)D)
3)E)

4)C)
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