Fernando Pessoa

Hoje vamos falar um pouco sobre um dos maiores escritores portugueses: Fernando Pessoa!!!! Conheça um pouco desse poeta multifacetado...

Fernando Pessoa


  • Introdução

    Fernando Antônio Nogueira Pessoa foi um dos mais importantes escritores e poetas do Modernismo em Portugal. Nasceu no dia 13 de junho de 1888, na cidade de Lisboa (Portugal) e morreu na mesma cidade, em 30 de novembro de 1935. Destacou-se na literatura por seu modo de escrever e pelos seus heterônimos (em torno de 127).

  • Ortônimo e heterônimo
Fernando Pessoa assinava suas obras de várias formas,  quando o fazia com seu próprio nome, chamamos ortônimo; quando assinava com outros nomes, heterônimos.

  • Principais Heterônimos

Álvaro de Campos: é um dos heterônimos mais conhecidos de Pessoa. Ele estudou engenharia mecânica e naval e depois de se formar, trabalhou em Londres. Foi o único que teve fases poéticas:

1º Fase-Decadentista:
Nessa fase ele exprimiu tédio,cansaço, enfado, náusea, cansaço, abatimento e a necessidade de novas sensações.

2ºFase-Futurista, Sensacionista:
Nessa fase ele celebra o triunfo das máquinas e da civilização moderna.

3ºFase-Intimista, Pessimista:
Aqui, Campos sente-se vazio, um marginal, um incompreendido, por isso as principais temáticas abordadas por ele são a solidão interior, a incapacidade de amar, a descrença em relação a tudo e a nostalgia da infância.

Ricardo Reis: formou-se em medicina, mas não exercia a profissão. Viveu no Brasil desde 1919, por isso exaltava cultura latina. Seus poemas apresentam bucolismo, formas simétricas e harmônicas.

Alberto Caeiro: era um pastor, um poeta com formação escolar simples e de forte relação com a natureza. Considerava-se um anti-metafísico por se importar em ver a realidade de forma objetiva e natural.  


Previous
Next Post »